Pesquise Aqui!

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Recapitulando Final de Outubro!

 Alguns eventos atrasados do final de Outubro, confere lá no nosso Facebook

Presença Escritora Rosane Castro


Reunião Mais Educação - Mudanças e dasafios


Ensaio Tribos e Mais Educação

Feira do Livro EJA


2º Encontro de Formação Continuada entre Escolas
DATA: 21/10/16  - HORÁRIO: 13h às 17h - LOCAL: Plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí/RS
ORGANIZAÇÃO: Escolas Municipais Barbara Maix, José Mariano Garcia Mota, Monteiro Lobato, Nossa Senhora Aparecida, Osório Ramos Corrêa e Santa Ana
TEMA: Desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024
PALESTRANTE: Profª Dra Líbia Maria Serpa Aquino (ULBRA – Guaíba)


ALUNOS HAITIANOS USAM TRIBUNA POPULAR 
PARA PEDIR AUXÍLIO AOS PARLAMENTARES

Turma de 18 haitianos segue sem trabalho na cidade
O espaço destinado à Tribuna Popular da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Gravataí recebeu nesta terça-feira (25) alunos haitianos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osório Ramos Corrêa, localizada no bairro São Jerônimo. A turma, composta por 28 alunos, está em Gravataí buscando trabalho e melhores condições de vida para auxiliar a família em suas cidades natais.
A vice-diretora, Aline de Castro Delevati, destacou que os alunos estão na escola aprendendo a língua portuguesa para facilitar o convívio na região e encontrar trabalhos. "Alguns desses alunos possuem inclusive ensino superior em suas áreas. Vieram para o país com os registros permanentes legalizados para estudar e trabalhar, com o sonho de ajudar suas famílias e terem melhores condições de vida", disse. Os haitianos se comunicam com o dialeto crioulo, falam inglês, espanhol e francês, sendo que alguns já têm domínio da língua portuguesa.
A supervisora pedagógica Andréia da Silva Mafassioli acompanhou o grupo e ressaltou que dez haitianos estão trabalhando, mas os outros 18 esperam por oportunidades de empresas. A escola está com fila de espera para seis alunos ingressarem no programa, iniciado em agosto. Andréia ressalta que o grupo mora de aluguel em casas no bairro Cohab e estão com dificuldades até mesmo para alimentação, motivo pelo qual foi solicitado auxílio junto à Câmara de Gravataí.
O haitiano Celan Prezil, que está no Brasil há um ano e meio, ainda sem trabalho, representou o grupo expondo a situação que estão vivendo na cidade, pedindo auxílio para encontrar trabalho e dar prosseguimento às suas vidas e ajudarem suas famílias que sofrem pelo último terremoto sofrido no início de outubro. As professoras Sandra Valéria Madureira e Simone Rosa também acompanharam os alunos.
Haitianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário